26 de fevereiro de 2010

24 de fevereiro de 2010

UMA IMAGEM, UM TEXTO

Este é mais um desafio que a BECRE lança numa pareceria com os professores de Língua Portuguesa. Periodicamente, uma imagem, que se pretende sugestiva, é proposta aos alunos que, a partir dela, devem criar um texto de formato e tipologia que acharem mais adequados. Promover a escrita, a criatividade e a leitura são alguns dos objectivos desta iniciativa à qual, podemos já adiantar, os alunos aderiram com entusiasmo. Em breve vos daremos conta dos melhores textos. Até breve!
A primeira imagem é esta:

19 de fevereiro de 2010

CONTO(S) CONTIGO

" Os seis companheiros invencíveis", O Barba Azul", "A Lua" e "O amigo dedicado" - quatro contos maravilhosos e inesquecíveis de grandes autores: respectivamente Maria Amália Vaz de Carvalho e Gonçalves Crespo, Charles Perrault, os irmãos Grimm e Oscar Wilde. Os textos estrangeiros foram traduzidos das línguas originais e todas as histórias provêm de diferentes culturas europeias que neste livro se cruzam: a portuguesa, a francesa, a alemã e a de língua inglesa. Todas estas histórias divertem e fazem sonhar e, embora publicadas em diferentes épocas, são, pela sua beleza e poesia... contos de sempre.


Para te aguçar a vontade de ler transcrevemos um excerto de um dos contos:


A LUA


de

Jacob e Wilhem Grimm

Em tempos que já lá vão havia uma terra onde a noite era sempre escura e o céu estendia-se sobre ela como um lenço negro, pois ali a Lua nunca subia e nenhuma estrela piscava na escuridão. Na altura da criação do mundo, a luz da noite era suficiente. Uma vez, saíram desta terra em peregrinação quatro rapazes e chegaram a um outro reino onde, quando à noite o Sol desaparecia atrás dos montes, havia uma esfera brilhante pendurada num carvalho, que deitava uma luz suave em todas as direções. Devido a ela, era possível ver e distinguir tudo muito bem, embora não fosse uma luz tão forte como a do Sol. Os rapazes pararam e perguntaram a um lavrador, que passava por alí com o seu carro, que luz era aquela. " Aquilo é a Lua", respondeu ele, "o nosso prefeito comprou-a por três moedas e pendurou-a no carvalho. Tem de lhe deitar óleo todos os dias e mantê-la limpa, para que ela não deixe de brilhar. Por isso, pagamos-lhe uma moeda por semana."


Assim que o lavrador partiu, disse um deles: "Esta lanterna fazia-nos jeito, também lá temos um carvalho, tão alto como este, onde a podemos pendurar. Que grande alegria deixar de tropeçar na escuridão!" " Sabem que mais?", disse o segundo " precisamos de arranjar um carro e um cavalo e levar a Lua embora. As pessoas daqui bem podem comprar uma outra." "Eu trepo com muita facilidade" disse o terceiro," trago-a já para baixo!" O quarto trouxe um carro e um cavalo e o terceiro trepou pela árvore acima, fez um buraco na Lua, passou-lhe um fio e fê-la descer. Assim que a Lua brilhante ficou dentro do carro, deitaram-lhe um lenço por cima, para que ninguém se apercebesse do roubo. Levaram-na sem problemas para a sua terra e penduraram-na num alto carvalho.


Vai já à tua BECRE descobre o fim da história !



11 de fevereiro de 2010

Uma história.... de amor

Aproxima-se o dia dos namorados e como manda a tradição oferecemos flores ou chocolates acompanhados das mais variadas mensagens. Nós oferecemos a todos os nossos leitores esta simples história de amor que olhamos sempre com ar eternecido. Que ela vos inspire!

FELIZ DIA dos NAMORADOS










A SHORT LOVE STORY IN STOP MOTION from Carlos Lascano on Vimeo.