26 de março de 2010

PARA LER...



Autor: Mia Couto
Título: Estórias Abensonhadas
Editora: Caminho

" Depois de Terra Sonâmbula estas estórias fazem regressar o imaginário moçambicano pela mão de Mia Couto. Se o romance deste autor moçambicano nos transportou para o universo trágico da guerra, estas breves histórias são flagrantes do renascer do país, depois da assinatura do Acordo de Paz. Reúnem-se aqui contos, alguns já publicados em jornal, em que se inscreve o mesmo estilo e a mesma capacidade de sonhar já consagrados em anteriores obras (Vozes Anoitecidas, Cronicando, Cada Homem é uma Raça, Terra Sonâmbula). Os contos já publicados foram, no entanto, revistos e alterados para publicação em livro. Em todas as estórias se reconhece o trabalho profundamente pessoal de recriação da linguagem, o aproveitamento literário da fala popular moçambicana e o pleno exercício da poesia."

25 de março de 2010

PEDDY-PAPER - "O Cavaleiro da Dinamarca"

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 7º ano "viajaram" com o Cavaleiro da Dinamarca, num Peddy-Paper pela escola. A actividade foi bastante participada e os alunos deram provas de excelentes leitores.

Ainda a Semana da Leitura

“Estas pessoas têm um problema. Vocês têm de o identificar e apresentar as soluções para resolver esse problema” – foi desta forma que Alfredo Leite, psicólogo educacional, abriu as suas três sessões, no passado dia 19 de Março, na nossa Biblioteca e depois na Biblioteca Municipal de Torres Novas.
A iniciativa partiu de alguns professores de Língua Portuguesa em articulação com a BECRE, a propósito da celebração da Semana da Leitura.
Abordando temas tão vastos como a solidão, a união, o respeito, a solidariedade, o espírito de sacrifício, a curiosidade, o 5º ano foi surpreendido com a sessão lúdico-pedagógica relativa ao livro de Miguel Sousa Tavares, “O planeta branco” e o 7º ano, com outra sessão sobre “ O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Servindo-se de imagens e ilustrações apelativas e promovendo a interactividade, ambas as sessões foram um sucesso, visto que todas as soluções partiram dos alunos, colocando-os no papel de “solucionadores de problemas”.
Uma forma interessantíssima de aliar a pedagogia à curiosidade pela leitura e às aprendizagens que podemos retirar do prazer de ler um livro, bem como aos valores do respeito e da solidariedade tão importantes na formação integral do indivíduo.
Professora Cláudia Ubaldo


8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

A todas as mulheres que, todos os dias, fazem deste mundo um mundo melhor.

Semana da Leitura

De 1 a 5 de Março a nossa escola esteve em festa, celebrando o livro e a leitura.
As actividades foram diversificadas e envolveram a comunidade educativa na partilha do gosto pela leitura.
As leituras expressivas, a poesia, a música de mãos dadas com a leitura, as dramatizações a partir de obras e textos lidos contribuiram, sem dúvida para aguçar o bichinho de ler.
Estas actividades não se esgotam nesta semana, mas repetem-se ao longo do ano lectivo. O livro nunca dorme, ele convida-nos constantemente a conhecermo-nos a nós próprios e ao mundo que nos rodeia, convida-nos a viajar e a ir sempre mais além.
Obrigada a todos os participantes que tornaram esta semana, uma semana especial.

4 de março de 2010

O Filme da minha vida

Olá Biblioesag!


Ao viajar pelo vosso blog, de que muito gostei, resolvi aderir ao desafio de partilhar o filme da minha vida.
Não sei bem se é realmente o filme da minha vida, mas é seguramente, aquele filme de que sempre me lembro e lembrarei, pois foi o primeiro que vi numa sala de cinema.
Trata-se de Tudo o Vento Levou e a sala de cinema, não era só uma sala de cinema. Era o grande Teatro Virgínia com uma outra roupagem, algo diferente daquela que hoje temos.
As velhas cadeiras de madeira encheram-se de gente para ver o filme. Lembro a agitação inicial e burburinho de uma sala enorme lotada de gente. Todo aquele novo ambiente me fascinou e desejei que o filme nunca mais acabasse.


Ana Dinis