23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro

Todos os anos, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas assinala o Dia Mundial do Livro com a publicação de um cartaz. O deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho - Premiado nacional e internacionalmente, editado em vários países, é hoje reconhecido como um dos mais prestigiados artistas do sector.


Pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população. Mais Aqui...

22 de abril de 2011

Dia Mundial da Terra


A data foi criada nos Estados Unidos com o objectivo de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para salvar o Planeta Terra.

Sê amigo do ambiente e faz a tua parte!

21 de abril de 2011

Usted habla español?

Integrada na Semana da Leitura, a actividade “Vien escuchar Platero” realizada na Biblioteca Escolar pelo Grupo de Espanhol baseou-se na leitura de excertos do conto “Platero” do escritor Juan Ramón Jimenez. Para esta actividade, as Professoras Carla Calixto e Cristiana Gomes contaram com a presença das turmas 6ºC e 7ºB. O objectivo foi, por um lado, exercitar a componente da compreensão oral por parte dos alunos que iniciaram o estudo da língua Espanhola no presente ano lectivo e, por outro, dar a conhecer aos alunos do 6º ano esta belíssima língua estrangeira.
No final da actividade, os alunos realizaram uma pequena actividade, um desenho para os alunos mais novos e uma pequena carta endereçada ao burrito Platero, em que muitos rendidos ao amoroso Platero não lhe pouparam elogios: Platero es muy inteligente! Platero es muy bonito! Platero es muy apasionado! Platero es muy simpático! Vejam outros exemplos:

Platero,
Tu eres el burrito más fuerte por dentro que yo voy a conocer em mí vida. No hace mal que no tengas conseguido aprender las letras porque tu tienes muchas otras calidades.Por certo vas a encontrar otros amores, ¡ aquella no era la única burrita en el mundo! Besos, Alexandre


Querido Platero,

Nosotros gustábamos mucho de conocerte mejor ¡Tu eres tan guay que me gostaria de verte! Tenemos que ver nos un dia! Adius amigo… De tus amigos Francisco & Inês


Querido Platero,
Nosotros te deseamos muchas felicidades, pero no podemos ir a tu boda. ¡Felicidades para ti, para tú novia y para tus hijos! Tus amigos: Francisco Gonçalves & Bernardo Gomes


¡Holla! Querido Platero, gostei mucho de oir tu história, porqué tu pelo es de algodón y es muy intente. Gostaria mucho de te conecer.


Platero, es un burro muy inteligente y guay. Tus ojos son negros y tu pelo es como algodón! Es muy amigable y me gostaria mucho conocerte.

12 de abril de 2011

À conversa com… Heitor Lourenço

Semana do Agrupamento na Escola Artur Gonçalves. Passava já meia hora do tempo previsto para a rubrica da Biblioteca Escolar “À conversa com…” que tinha como convidado especial o actor e recentemente escritor Heitor Lourenço. O receio de que já não viesse perpassava as nossas mentes, mas ninguém ousou verbalizar esse medo com receio de que o mesmo se concretizasse. Alguém sugeriu que se lesse em voz alta um dos contos do livro Histórias da D. Esperança. A leitura ia a meio quando irrompeu na sala de grandes grupos o nosso convidado, agradavelmente surpreendido por ouvir ler uma das suas histórias mais queridas: “O Pincel Mágico”.
Desengane-se quem pensa que todos os actores são extrovertidos e histriónicos. Sem a máscara de uma personagem a maior parte é tímida, justificou o actor baixando o olhar. E foi assim, com pezinhos de lã, que se iniciou uma simpática conversa com o público misto que acorreu à sessão aberta.
O actor que um dia sonhou ser biólogo ou fazer voluntariado pelo mundo mas que acabou por se licenciar em psicologia, começou por contar a história de Li Yiu, um menino que vivia lá para os lados de terras da China, um menino “dotado daquela bondade que prevalece em todas as coisas, acima de todas as coisas”, que um dia recebe um pincel mágico que o ajuda a tornar a vida das pessoas melhor e a minorar o sofrimento alheio. Esta história, explicou, não é mais do que uma metáfora para a nossa própria vida. Todos nós temos um pincel mágico, a nossa força de vontade, e com ela podemos mudar o mundo à nossa volta e sermos os Primeiros-ministros do amanhã.
Os alunos do 4.º ano da EB1 de Santa Maria que compareceram à sessão da tarde escutaram com interesse a descrição de todo um percurso que conduziu à escrita este actor com vinte e três anos de carreira, o que esteve na génese de Histórias da D. Esperança e Triângulo das Portas, a memória de A fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen, mas, como seria de esperar, não esconderam a sua curiosidade em relação ao mundo da televisão e dos famosos. Com quem gostou mais de contracenar, com a Luciana Abreu ou com a Joana Alvarenga? Como é que teve a ideia de vestir a pele de Amy Winehouse? Gosta mais de fazer teatro ou telenovelas? Gosta mais de fazer de bom ou de mau? E por aí fora.
No fim todos os meninos quiseram um autógrafo. Num livro comprado aqui na nossa Biblioteca, em caderninhos de dedicatórias, e até em bocaditos de papel recortados de inocência, todos quiseram levar para casa um pedacinho de fama, um pedacinho de alguém que aparece na televisão e nas revistas, e que portanto de tão familiar, sentimos que já conhecemos bem.
Em resumo, nunca percam a esperança e ponham o vosso pincel mágico ao serviço dos vossos sonhos!


3 de abril de 2011

Concurso Concelhio de Leitura - 1ª fase

Lista dos alunos inscritos para a 1ª fase do concurso:


Escalão D - Os Romancistas


Inês Desterra Henriques 10.º A

Mariana Fernandes Neves Jorge 11.º A

Mariana Lourenço Palma Campaniço 11.º A

Joana Isabel Silva Rodrigues 11.º A

Inês Oliveira Pedro dos Santos 10º C

Inês Filipe Prazeres rosário 10º C


A Prova realiza-se dia 5 de Abril às 12h, na biblioteca escolar



Escalão C - Os Trovadores


Maria Beatriz V. Bispo 8.º D

Maria Margarida das Neves cruz 8.º D

Mariana Ferreira Soares 8.º D

Luís Henrique Rodrigues Martins 8.º D

Maria Inês Costa de Oliveira 8.º D

Tânia Gonçalves Girão 9.º C

Ana Rita Pedro Gonçalves 9.º C

Daniela Sofia Simões Neves 9.º C

João Pedro Paixão Costa 9.º C

Sara Vanessa Sénica Magalhães 9.º C

Catarina Conceição 8.º E

Ana Sofia Tirá da silva 8.º E

Ana Carolina Nascimento 8.º E

Patrícia Dias de Sousa Martins 8.º C

Afonso Neves Garcia 9.º A



A prova realiza-se dia 4 de Abril às 10h30



Escalão B - Os Poetas



David Manuel Teixeira Bicho 5.º D

Maria Pereira Antunes 5.º C

Paloma Gonçalves Domingues 5.º C

Guilherme João Correia Lopes 5.º C

Leonor Veríssimo Carvalho Lince Duarte 5.º C

Carolina Campaniço 5.º B

Ester Maria Gasques da cruz 5.º B

Francisco Lopes Governo 5.º B

Bruna margarida Rodrigues 5.º B

Margarida Brites Gameiro 5.º B

Carolina Maria Lourenço Duarte 5.º B

Rui Armando Teixeira Silva Pires 5.º E

Henrique Neves Conceição 6.º A

Beatriz Gonçalves manha 6.º A

Mercedes Dinis Alves 6.º E

Rui Pedro Bué Ferreira 6.º E

Beatriz V. Santos Pereira 6.º E



A prova realiza-se dia 6 de Abril às 12h15, na biblioteca escolar





Escalão A - Os Destrava-línguas


Mariana Carvalho da Silva Martins 4.º B- Zibreira
Jéssica Catarina Sebastião Orvalho 3.º A Ribeira Ruiva
Débora Alexandra Rosa Gonçalves 3.º A Ribeira Ruiva
Ana Sofia Vieira Bispo 3.º A Ribeira Ruiva
Jéssica Raquel Correia Barreiros 4.º B Ribeira Ruiva
João Pedro Claudino Godinho 4.º B Ribeira Ruiva
André Filipe Gonçalves Claudino 4.º Ribeira Ruiva
Pedro Matos Aguiar 2/3 Ribeira Ruiva
Sérgio Rodrigo Saldanha Silva 1/4-B Pedrógão
Rafaela de Sousa Gomes 1/4-B Pedrógão
Joana Sousa Gomes Silva 1/4-B Pedrógão
Márcio Lopes Ferreira 4.º Pedrógão
Luís António Geada Carvalho 3.º Pedrógão
Guilherme Gonçalves Manha 4.º Liteiros
Tomás dos Santos Marques 3/4.º Liteiros
Vasco da Costa Freitas 4.º Liteiros
Soraia da Silva Barata 4.º Liteiros
Carla Sofia Freitas Santos 4.º Liteiros
Tomás Alexandre Justino 4.º Liteiros







A Prova realiza-se dia 7 de Abril

2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

A 2 de Abril celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil, data em que se comemora o aniversário de Hans Christian Andersen – escritor dinamarquês de histórias infantis que nasceu em 1805 e faleceu em 1875. Este dia tem como objectivo, estimular o gosto pela leitura junto dos mais novos.


O IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano a mensagem pertence a Aino Pervik* e chama-se The Book Remembers. A versão traduzida para português chama-se O livro recorda (tradução de José António Gomes).