24 de outubro de 2011

Dia Internacional das bibliotecas escolares

Hoje, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a comunidade educativa do Centro Escolar da Serra de Aire reuniu-se para inaugurar a sua Biblioteca Escolar.
O evento, organizado conjuntamente pelas Professoras Bibliotecárias da escola-sede e do centro escolar, contou com a presença de várias entidades, nomeadamente, representantes da autarquia, da Rede de Bibliotecas Escolares, dos Encarregados de Educação e o Senhor diretor do Agrupamento Artur Gonçalves. Esteve igualmente presente a escritora Cármen Zita, que dinamizou duas sessões de divulgação do seu primeiro livro infanto-juvenil publicado “O bicho-de-sete-cabeças”.
Durante a cerimónia, foi salientada a importância do centro escolar como “um polo de cultura desta região” que necessita do envolvimento de toda a comunidade para crescer. Também se referiu que a dinâmica das bibliotecas precisa de desafios constantes que transformem estes espaços em “espaços de excelência, de Saber e de Poder”.
Das 14 horas às 17.30, todos os presentes, com especial destaque para as crianças, participaram com entusiasmo em atividades diversas. Assistiu-se a um momento musical interpretado por elementos da Oficina Musical e Clube de Leitura da escola-sede; uma declamação dançada de um poema, executada por alunos do Centro Escolar da Serra de Aire; o workshop “ Constrói um livro … imagina uma história”; o encontro com a escritora; a oferta de telas para decoração do espaço que hão de perdurar como “os primeiros trabalhos das primeiras turmas”.
Sob o lema “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, na biblioteca deste centro recentemente inaugurado, passou a mensagem de que com um trabalho colaborativo de parcerias responsáveis será possível fazer de “uma escola grande uma grande escola no futuro”.