25 de março de 2010

Ainda a Semana da Leitura

“Estas pessoas têm um problema. Vocês têm de o identificar e apresentar as soluções para resolver esse problema” – foi desta forma que Alfredo Leite, psicólogo educacional, abriu as suas três sessões, no passado dia 19 de Março, na nossa Biblioteca e depois na Biblioteca Municipal de Torres Novas.
A iniciativa partiu de alguns professores de Língua Portuguesa em articulação com a BECRE, a propósito da celebração da Semana da Leitura.
Abordando temas tão vastos como a solidão, a união, o respeito, a solidariedade, o espírito de sacrifício, a curiosidade, o 5º ano foi surpreendido com a sessão lúdico-pedagógica relativa ao livro de Miguel Sousa Tavares, “O planeta branco” e o 7º ano, com outra sessão sobre “ O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Servindo-se de imagens e ilustrações apelativas e promovendo a interactividade, ambas as sessões foram um sucesso, visto que todas as soluções partiram dos alunos, colocando-os no papel de “solucionadores de problemas”.
Uma forma interessantíssima de aliar a pedagogia à curiosidade pela leitura e às aprendizagens que podemos retirar do prazer de ler um livro, bem como aos valores do respeito e da solidariedade tão importantes na formação integral do indivíduo.
Professora Cláudia Ubaldo


Sem comentários:

Enviar um comentário