29 de novembro de 2010

Biblioteca Lusófona



Lusofonia… o que é?



Lusofonia, ou portuguesofonia, é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua Portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.
Deste modo, e no âmbito dos III Encontros da Lusofonia do Município de Torres Novas, decorreu de 15 a 29 de Novembro na nossa Biblioteca, uma exposição que pretendeu celebrar a Língua Portuguesa e os laços estabelecidos entre todos os que comungam do mesmo património linguístico.
Livros de todas as cores e de vários escritores Lusófonos ilustraram os valores da Lusofonia. Assim, A Maior Flor do Mundo de José Saramago; A Selva de Ferreira de Castro; O Livro Das Comunidades, de Maria Gabriela Llansol; Portugal de Miguel Torga, Mensagem de Fernando Pessoa; Sibila e Vale Abraão de Agustina Bessa-Luís, As Marcas no Deserto de António Ramos Rosa, e tantos outros livros cantaram em uníssono a língua de Camões. Saliente-se a curiosa presença de O Livro Das Crianças de António Botto, uma colecção de sucesso de contos para crianças aprovada oficialmente nas Escolas da Irlanda e com a aprovação em Portugal do Cardeal Cerejeira.
Mais de quarenta poemas escritos em português e tétum olharam-nos de olhos lavados / ho matan moos, de António José Borges., descrevendo as emoções de uma viagem que homenageia Timor-Leste.
O verde e o amarelo da Literatura Lusófona pintaram-se nas letras de Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Zélia Gatai, Lygia Fagundes Telles, Graciliano Ramos e Chico Buarque.
Dos livros de Pepetela, Mia Couto, Henrique Galvão, José Craveirinha, Cunha Leal, José Luandino Vieira e José Eduardo Agualusa transpiraram a memória do calor e dos cheiros quentes de África.
Aqui ficam os registos fotográficos.


Sem comentários:

Enviar um comentário