30 de novembro de 2010

Biblioteca vai à Escola

Estão a decorrer neste período variadas sessões de promoção da leitura nas Escolas do 1º ciclo e Jardim-de-Infância do nosso Agrupamento com o objectivo de criar e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das Bibliotecas ao longo da vida. Assim, os alunos têm tido a oportunidade de estar em contacto com o livro, conhecer mensalmente um escritor proeminente da literatura infanto-juvenil, requisitar livros, e sobretudo de participar em actividades favorecedoras do desenvolvimento do pensamento crítico e de uma sensibilização para as questões de ordem cultural e social.
Promover a leitura, os recursos e serviços da Comunidade Escolar consubstanciam igualmente a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais à construção de uma cidadania efectiva e responsável e à participação na democracia.
Numa destas sessões, à chegada à turma do 3.º e 4.ºanos da E.B.1 de Liteiros, a Professora-Bibliotecária do Centro Escolar de Pedrógão foi recebida pelos alunos com um belíssimo poema, recitado com pompa e circunstância por um aluno do 4.º ano. Em jeito de obrigada e prestando homenagem aos nossos pequenos grandes poetas de Liteiros, deixamos-vos aqui o poema da sua autoria para que o possam saborear.


Outono

O Outono está a chegar,
O frio vai regressar,
As andorinhas vão partir,
Coitados de nós, o frio vai chegar,

O Outono está a chegar,
As árvores ficam despidas,
As folhas a cair no chão,
As formigas levam-nas para serem comidas,

O Outono chegou,
Aparece a chuva,
Com a sua água fria e turva,
E é claro, a uva,

As uvas amadurecem,
E começam-se a apanhar,
Com os cestos preparados,
Para levar para o lagar,

Os homens apanham-nas,
põem-se em camiões,
e quando se faz o vinho,
fazem a festa e cantam canções,

As crianças brincam agasalhadas,
Com cachecóis, gorros e casacos,
As folhas já desaparecidas,
Os campos ficam amarelados,

Comem-se castanhas,
Assadas e quentinhas,
Que o vendedor vende na rua,
- São tão boazinhas!

Salta-se à fogueira,
Comem-se castanhas assadas,
Os professores dão-nos groselhas,
E nós damos gargalhadas,

O Outono é giro,
Porque é tempo de várias cores,
Castanhas, amarelas e vermelhas,
E tempo de vários odores.

EB1 de Liteiros

29 de novembro de 2010

Biblioteca Lusófona



Lusofonia… o que é?



Lusofonia, ou portuguesofonia, é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua Portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.
Deste modo, e no âmbito dos III Encontros da Lusofonia do Município de Torres Novas, decorreu de 15 a 29 de Novembro na nossa Biblioteca, uma exposição que pretendeu celebrar a Língua Portuguesa e os laços estabelecidos entre todos os que comungam do mesmo património linguístico.
Livros de todas as cores e de vários escritores Lusófonos ilustraram os valores da Lusofonia. Assim, A Maior Flor do Mundo de José Saramago; A Selva de Ferreira de Castro; O Livro Das Comunidades, de Maria Gabriela Llansol; Portugal de Miguel Torga, Mensagem de Fernando Pessoa; Sibila e Vale Abraão de Agustina Bessa-Luís, As Marcas no Deserto de António Ramos Rosa, e tantos outros livros cantaram em uníssono a língua de Camões. Saliente-se a curiosa presença de O Livro Das Crianças de António Botto, uma colecção de sucesso de contos para crianças aprovada oficialmente nas Escolas da Irlanda e com a aprovação em Portugal do Cardeal Cerejeira.
Mais de quarenta poemas escritos em português e tétum olharam-nos de olhos lavados / ho matan moos, de António José Borges., descrevendo as emoções de uma viagem que homenageia Timor-Leste.
O verde e o amarelo da Literatura Lusófona pintaram-se nas letras de Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Zélia Gatai, Lygia Fagundes Telles, Graciliano Ramos e Chico Buarque.
Dos livros de Pepetela, Mia Couto, Henrique Galvão, José Craveirinha, Cunha Leal, José Luandino Vieira e José Eduardo Agualusa transpiraram a memória do calor e dos cheiros quentes de África.
Aqui ficam os registos fotográficos.


28 de novembro de 2010

Feira do Livro

A partir de amanhã e até ao dia 7 de Dezembro, decorrerá na biblioteca da nossa escola a Feira do Livro.
Os alunos do 11ºD do Curso Profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade criaram as maquetas para a divulgação desta actividade. Aqui ficam os trabalhos.
Todos merecem ser publicados.
Obrigado!



25 de novembro de 2010

Dia de Acção de Graças


Feliz dia de Acção de Graças!
Happy Thanksgiving

Numa sociedade tão materialista como aquela em que vivemos, em que o consumo se estabeleceu como a finalidade primordial da existência humana, não é de estranhar que a insatisfação se estabeleça como uma constante amarga no nosso dia-a-dia. Quantos de nós, depois de adquirirmos algo que há muito ambicionávamos ou desejávamos, imediatamente sentimos uma sensação de desconsolo e um desejo premente de passar à próxima compra, à próxima conquista de mais um espaço de vazio!
Por que não tirar um momento para reflectirmos na nossa existência, nas coisas que todo o dinheiro do mundo não pode comprar e que temos por vezes a sorte de possuir? Por que não pensarmos nas coisas boas com que a vida nos abençoou, como o facto de estarmos vivos, de podermos fechar os olhos e sentirmos nas pálpebras reverberações de calor, o cheiro da terra molhada, o cheiro do mar que salpica as nossas memórias de sorrisos macios e risos de crianças felizes.
O Dia de Acção de Graças é precisamente esse momento do ano em que conscientemente agradecemos as coisas mais simples e maravilhosas da vida e procuramos estar junto daqueles que amamos.
Visita a exposição da BE no dia 25 de Novembro e descobre o que esteve na génese desta festividade e por que é celebrada neste dia.

23 de novembro de 2010

Dia da Floresta Autóctone

MOTIVO DA VIDA

Floresta é Alegria
e Tristeza e Magia!
Ao Amanhecer
Nasce o Sol a
Resplandecer,
Por entre as folhas
A poesia poderá nascer!

O canto das aves
Ecoa por entre as árvores
Onde as asas flutuam
Em céus que magoam
Que gritam e perduram
Nas flores de um sonho
Profundo...

Caminhamos para o futuro do
Do Mundo,
Com a Natureza nas nossas
Mãos!
Voamos como cidadãos
Na flora da imensidão
E na fauna do coração!
Não vivamos em vão...

Há que proteger
A floresta que é tesouro
E as árvores que são ouro,
Numa demanda a erguer...
A Floresta temos de
Preservar
Para a nossa Vida
Continuar!

Paula Camões Queirós Andrade

22 de novembro de 2010

Visita dos alunos do PIEF







Os alunos do PIEF - turma de certificação do 3º ciclo, comemoraram o 21º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança através da construção de um painel com grande valor simbólico. Com este trabalho pretendem sensibilizar toda a Comunidade Educativa para a importância e o significado que são os Direitos da Criança.
Este painel está exposto à entrada da nossa Biblioteca e depois fará parte do nosso espólio.
Obrigado a todos os que estiveram envolvidos neste projecto.
Saiba mais

16 de novembro de 2010

Uma homenagem, uma recordação


A Escola Artur Gonçalves recorda José Saramago no dia do seu 88º aniversário.
Na nossa Biblioteca Escolar está a decorrer, até ao final da semana, uma exposição, gentilmente cedida por um também grande pensador da nossa escola, das obras mais representativas do vasto espólio literário de José Saramago. Prestamos assim a homenagem merecida ao Génio indiscutível da literatura, pensador do mundo e da humanidade.

"Deixa-te levar pela criança que foste"
epígrafe de As pequenas Memórias

"Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam"
epígrafe de A Viagem do Elefante

11 de novembro de 2010

Poetas no 5ºD

O isco atractivo dos textos leccionados era a rima. Por isso, a turma do 5º D entreteve-se a jogar com os sons e o mote foi “ A nova escola”.

Agora o trabalho dos nossos poetas!

Myebook - Rimas à solta… no 5ºD - click here to open my ebook

Obrigado a todos.
Estão de Parabéns!!!

10 de novembro de 2010

Rimas à solta… no 5ºD

O isco atractivo dos textos leccionados era a rima. Por isso, a turma do 5º D entreteve-se a jogar com os sons e o mote foi “ A nova escola”.
Enquanto eles davam largas à imaginação, a professora também testou a sua "veia poética".

Vejam o resultado!

Tenho alunos engraçados,
Mas um pouco agitados.
Trazem energia no olhar
E nem sempre a sabem controlar.

Seremos ainda grandes amigos
Se nunca deixarem de estudar,
Mas, quem sabe, um pouco “inimigos”
Se se começarem a “baldar”.

O importante para todos nós
É sermos boas pessoas
E não levantarmos a voz
Só para lançar ideias tolas.

Façamos da nossa aula uma alegria,
Em que há respeito pelos outros
E boas lembranças a guardar
Sempre no final de cada dia.
Prof. Teresa Taborda