9 de junho de 2011

Venha espreitar outras culturas!

Está a decorrer na Galeria Artur Gonçalves a exposição “A glimpse into each other cultures”, uma mostra do trabalho desenvolvido ao longo do biénio 2009-2011 no âmbito do Projecto Coménius “Return to our roots: from seed to table” coordenado pela Professora Rosária Nunes, e que nos pretende dar um cheirinho da cultura dos seis países participantes: Portugal, Itália, Polónia, Lituânia, Turquia e Inglaterra.
A primeira mobilidade deste Projecto teve lugar em Elemore Hall-Pittington School em Inglaterra. A segunda mobilidade decorreu em Portugal de 21 de Março a 26 de Março de 2010. A terceira mobilidade decorreu na escola de Konya, na Turquia. A quarta mobilidade decorreu na escola secundária de Meškuičiai na Lituânia. A quinta decorreu na escola Gimnazjum im Sułkowskich localizada em Rydzyna, na Polónia. A sexta decorreu em Formia, Itália. A última mobilidade deste Projecto regressou à acolhedora Elemore Hall- Pittington School, no condado de Durham.
Não poderá deixar de ser referida uma das aventuras mais emocionantes deste Projecto. Assim, no dia 14 de Abril de 2010, devido à erupção de um vulcão na Islândia que enviou para a atmosfera uma gigantesca nuvem de cinzas, quase todo o espaço aéreo Europeu foi fechado, impedindo que milhares de passageiros em toda a Europa apanhassem os seus voos. Ora a delegação Portuguesa, que deveria viajar primeiro para Frankfurt e depois para Istambul, viu-se impedida de o fazer. Mas não seria uma simples nuvem vulcânica a travar o verdadeiro espírito Coménius de que professores e alunos deste Projecto estavam profundamente imbuídos. Deste modo, decidiram alterar o seu voo para Casablanca e depois tomar outro voo para a Turquia, conseguindo por fim chegar a tempo de participar nas sessões de trabalhos que se iniciavam a 19 de Abril e terminariam a 23 de Abril em Konya, conseguindo igualmente a proeza de, numa única mobilidade, passar por três continentes diferentes: África, Europa e Ásia.
Este é apenas um exemplo do verdadeiro espírito Coménius e que os próprios alunos participantes tão bem souberam sintetizar nas seguintes ideias-chave: crescer como pessoas, partilhar saberes, aceitar diferenças, demolir preconceitos, viver experiências únicas, valorizar apenas as pequenas coisas da vida, respeitar os outros, fazer grandes amizades, e sobretudo divulgar a nossa Portugalidade.