20 de janeiro de 2012

Visita de Estudo à Assembleia da República


No passado dia 4 de Janeiro, os alunos das turmas C e E do 9º ano da Escola Artur Gonçalves, visitaram a Assembleia da República, em Lisboa.

"Durante a manhã fizemos uma visita guiada ao Palácio de S. Bento. Estivemos no claustro do antigo mosteiro, no átrio principal (antiga igreja), na escadaria nobre, no jardim interior, na sala dos passos perdidos, no salão nobre, na sala das sessões e, por fim, na sala do
senado.
Na escadaria nobre existiam seis pinturas murais de género histórico, três das quais representavam as classes sociais e as restantes três, eram referentes às atividades económicas do século XV.
Na sala dos passos perdidos observámos alguns painéis decorativos da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro, alusivos a várias épocas da História de Portugal. Observámos ainda uma exposição cronológica, sobre a Constituição de 1911, que ali se encontrava temporariamente.
No salão nobre, que se destina a receções oficiais, encontra-se a maior carpete de arraiolos do mundo, para além de vários painéis alusivos à Época dos Descobrimentos. Na sala das sessões tivemos oportunidade de nos sentarmos nas cadeiras dos deputados dos diferentes partidos políticos e esclarecer algumas dúvidas sobre a história e o modo de funcionamento do
parlamento.
Na parte da tarde, assistimos ao primeiro plenário do ano, onde foram debatidos temas da atualidade, como por exemplo, a nova lei da habitação e o sistema nacional de saúde.
Esta visita de estudo foi, na nossa opinião, bastante interessante, pois permitiu-nos ter a perceção de como realmente funciona o segundo órgão de soberania do nosso país e da diferença entre o que vemos na televisão e o que verdadeiramente acontece."
Ana Beatriz Silva e Beatriz Gonçalves – 9ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário