5 de abril de 2012

Filosofia para crianças

Atividade na Semana da Leitura – Ler e RefletirDespertar para a Filosofia

Aceite o convite para participarmos na semana da leitura, procurámos realizar uma atividade com alunos do 6º ano. Pretendemos através da apresentação do livro ”A árvore generosa”, facilitar a criação de um diálogo com base em valores presentes na história visionada: “felicidade”, “altruísmo”, “Amizade”, “ambiente”, foram respostas dadas e trabalhadas pelos alunos, a questões que lhes foram colocadas. Foi um exercício de liberdade para desenvolver o pensamento abstrato e estimular o espírito crítico. Pretendemos com este encontro ajudar a desenvolver a “capacidade de verbalização do pensamento e dos modos de comunicação e confronto de ideias”, princípio fundamental desta prática da filosofia para crianças.
A capacidade de discordar, concordar, pensar com outros, ter a noção do “nós”, foram momentos interessantes de partilhar com os alunos, ouvindo as suas intervenções tão convictas das suas opiniões e razões. Foi particularmente agradável ouvir o aluno que voluntariamente se dispôs a ler a história. Igualmente interessante foi a discussão final de alguns alunos ao realizar a atividade prática de hierarquização de um conjunto de valores.
Pois é, tivemos alunos do 6º ano a “fazer filosofia”, mais do que possível, é recomendável ajudá-los a tornarem-se futuros cidadãos, com pensamento autónomo e consciência moral, aprendendo a capacidade de agir com os outros em prol de um bem comum. Francamente positiva esta conversa.
As professoras
Sofia Morais
Teresa Leonardo

Sem comentários:

Enviar um comentário