15 de abril de 2012

Sugestão de Leitura

“E é com a minha goela ainda apertada que escrevo como foi que um por um, tiraram os três Almeidas suas bragas, vindo acocorar-se sobre minha boca, fazendo-me então todos os três merdimbuca.”

Depois disto, muito não faltou para que o aventureiro desta hilariante história, fugisse para sempre de Torres Novas e depois de Portugal. O autor torrejano Pedro Canais, desenha habilmente a história de um outro torrejano, Martim Regos que, depois desta fuga da terra mãe, se aventura pelas quatro partes do mundo. Enquanto D. João II prosseguia a expansão marítima em busca de terras desconhecidas, Martim Regos, seguindo essas mesmas rotas de descoberta, aventurava-se pelo mundo em busca do amor que conhecera em Espanha e entretanto perdera, Isabel. “Catorze ou quinze anos somente levava de idade a menina moça … A meus olhos … pareceu … a mais formosa e louçã e asadinha criatura que em dias da minha vida havia visto...” . É simultaneamente uma história de amor e a história de um português aventureiro integradas numa parte da história de um país que um dia se aventurou.
É um livro muito bem escrito, muito divertido, fiel aos acontecimentos históricos e com uma trama muito bem engendrada.
Um imperdível romance histórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário