8 de junho de 2012

Conhecer a BE/Pesquisar na BE

Na semana de 21 a 25 de maio tiveram lugar na Biblioteca as últimas sessões de formação de utilizadores no âmbito da literacia da informação destinadas aos alunos que frequentam a escola pela primeira vez. Todas as sessões na Biblioteca decorreram no tempo de aula de Estudo Acompanhado, espaço no qual os alunos receberam, ao longo do ano, um conjunto de informações úteis que os pode ajudar a melhorar o seu sucesso escolar.
No início do presente ano, os alunos de 5º ano vieram à Biblioteca para descobrir o espaço, as zonas em que se divide, o que se pode fazer em cada uma delas e conhecer, de um modo geral, o guia de utilizador e as possibilidades de utilização da Biblioteca.
No 2º período, voltaram à Biblioteca para uma aula experimental de pesquisa na internet, orientando-se por um modelo de pesquisa (BIG6) adequado à sua faixa etária, mas também para conhecer a página web da Biblioteca e os recursos que aí são disponibilizados, como por exemplo, os de apoio ao estudo ou a trabalhos e aos quais poderão ter acesso a partir de suas casas.
Desta vez, no 3º período e em mais uma aula no espaço da Biblioteca, agora na zona de documentação, os alunos vieram treinar a pesquisa nos dicionários através da realização de uma atividade prática de consulta. Vieram ainda conhecer como estão identificados os livros para melhor se organizarem nas estantes e puderam recordar a sua distribuição de acordo com a Classificação Decimal Universal.
Associada a estas atividades ficou também o alerta para uma utilização ética da informação disponibilizada quer na internet quer nos livros da Biblioteca.
Entendemos que pesquisar é descobrir e que descobrindo se cresce. O primeiro passo para uma utilização autónoma da informação já foi dado, agora, toca a descobrir!

Sem comentários:

Enviar um comentário