29 de junho de 2013

Os amigos da Biblioteca desejam a todos os leitores:


19 de junho de 2013

Concurso "Ler+...em Turma"

Parabéns aos VENCEDORES!!!
 
As turmas vencedoras foram, no 2º ciclo, a do 6º A e, no 3º ciclo, a do 7º B (Mas só alguns elementos, com muita pena nossa!...). Os devidos e merecidos premiados serão agraciados com o nosso reconhecimento no início do próximo ano letivo, aquando da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
A Biblioteca Escolar congratula-se com a participação de alguns alunos num concurso coletivo de promoção da leitura que pretendia fomentar uma disputa saudável entre as turmas, dinamizando este espaço, no que diz respeito ao conhecimento e rentabilização do seu acervo.
Ainda que o número de turmas que se sentiram “espicaçadas” a entrar neste desafio tenha sido diminuto, queremos continuar a acreditar que estas frágeis sementes deitadas num solo nem sempre muito produtivo darão os seus frutos e a experiência contribuirá para o enriquecimento dos nossos alunos. Por isso, estamos atentos aos pormenores a retificar e, para o próximo ano letivo, contaremos com todos os que quiserem caminhar connosco e corresponder aos nossos desafios. Obrigado a todos os participantes! Gozem de umas boas férias e de…estimulantes e apaixonantes leituras!!!

Lista dos premiados:
 
6º A: Ana Rita Antunes; António Abreu; Daniela Cardoso; Daniela Ferreira; Francisca Serras; Marta Oliveira; Rita Oliveira e Susana Dias.
 
7º B: Tânia Serra e Beatriz Montoia

17 de junho de 2013

Clube de Leitura

            A encerrar o ano letivo, os elementos do Clube de Leitura, heroicos resistentes que se voluntariaram para ocupar o seu tempo livre na promoção da leitura, em conjunto com a Oficina de Música, quiseram marcar a sua presença num evento que sempre nos orgulha, o nosso Sarau Cultural.

Participaram com um breve apontamento da adaptação do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen “A Menina do Mar”, enquadrado no mote da Semana Nacional da Leitura do presente ano letivo. Ainda que de forma simples, as artes da música, da dança e da literatura aliaram-se para mostrar que a leitura permite a recriação e a vivência das histórias, o que resulta num divertimento e num convívio gratificantes. 

Foi assim o culminar de mais um ano de atividades deste clube que investiu na criação, na adaptação e na fruição de textos de vários autores, através de várias modalidades de leitura, sempre com o objetivo de aliciar os outros para a importância dos livros na formação pessoal de cada indivíduo. Continua a ser uma “batalha” desigual que só toca alguns e, por isso, este grupo de alunos fez-nos sentir privilegiados e orgulhosos da nossa missão!
Por fim, todos merecemos um reconfortante descanso pelo que nos despedimos (apenas por um tempito!) com um beijinho de BOAS FÉRIAS!!!




13 de junho de 2013

Menina do Mar

Os alunos do Clube de Leitura da escola Artur Gonçalves fizeram uma adaptação da obra "A menina do mar" de Sophia de Mello Breyner e ontem, juntamente com os alunos da oficina de música, fizeram uma encenação desse trabalho conjunto. A apresentação foi feita aos alunos do 4.º ano da escola Stª Maria, no auditório do Centro de Bem Estar da Zona Alta. Mais uma vez provámos que ainda é possível fazer algo que nos faça sentir realizados. Aqui fica algum registo:



6 de junho de 2013

Resultados do concurso CHERUB

 Manuel Dias (9.ºD), Luís Jeremias (6.º C) e João Pereira (8.º B)  foram os grandes vencedores do concurso CHERUB, dinamizado pela Biblioteca Escolar .
Hoje, 11 alunos do ensino básico realizaram uma prova de 19 questões de escolha múltipla, depois de terem requisitado e lido o livro - República Popular, de Robert Muchamore - da coleção que dá nome ao concurso. 
Este concurso foi da iniciativa da Porto Editora  que também patrocinou a atribuição dos prémios: livros da coleção e t-shirt.
 
Parabéns aos vencedores !!

23 de abril de 2013

Concurso CHERUB

Neste dia Mundial do Livro e dos direitos de autor, lançamos  o concurso de leitura"CHERUB" promovido pela biblioteca escolar em parceria com a Porto Editora. O concurso tem como objetivo divulgar os livros desta coleção ao mesmo tempo que promove a leitura. 

Dirige-te à nossa biblioteca e requisita o livro a concurso: "República Popular".

Dia 3 de junho realizar-se-à uma prova escrita sobre a obra. Haverá prémios para os vencedores. 
Fica atento! E.... Boas Leituras!

17 de março de 2013

A nossa semana da leitura


Ao longo da semana, do dia 11 ao 15, a Escola Artur Gonçalves “abriu publicamente as suas portas” a uma honrosa homenageada, a LEITURA. Comemorou-se a Semana Nacional da Leitura de forma festiva e construtiva com um leque alargado de atividades que envolveram escritores, ilustradores, alunos, professores, encarregados de educação e assistentes operacionais.
Fazendo jus ao tema proposto pelo PNL, “O Mar”, navegámos pelos mistérios insondáveis das leituras, da imaginação, dos sons, das artes … e usufruímos da imensidão, da profundidade, da beleza, da descoberta, do prazer, da emoção… de um mar de palavras que cada livro nos oferece para construirmos nele os nossos sentidos.
Agradecemos a todos os que connosco participaram, continuando a acreditar que cada gota a mais no “oceano da promoção da leitura” poderá fazer a diferença! 

14 de março de 2013

Um Mar de Imaginação


Um Mar de Imaginação é uma das atividades do programa da Semana da Leitura. Um projeto de escrita, que nos tem "banhado" com a leitura de textos inéditos, criados pelos nossos alunos!

Aqui ficam alguns...

                        A Descoberta

Lembro-me daquele dia,
Como se de hoje se tratasse…
Tive medo!
A areia fazia-me cócegas nos pés,
O barulho das ondas era aterrorizador,
Tudo era estranho e diferente.

Água, muita água,
Parecia não mais ter fim.
E as gaivotas
Essas voavam e voavam
Sempre com um ar triste e abatido.
Para mim, era assim o mar…

Veio outro dia,
Tudo parecia ter mudado…
Agora as gaivotas cantavam,
Na areia brilhavam conchas coloridas,
A espuma das ondas parecia ser mágica,
Tocava-nos e desfazia-se em mil bocados…

As rochas já não pareciam casas assombradas,
Os caranguejos já não eram assustadores.
A noite teria mudado aquele lugar?
Ou seria eu que o via com outros olhos?
Porque é que não vi o que agora vejo?
Agora, é assim que eu sinto o mar…
Beatriz Manha 8.ºA

5 de março de 2013

MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA 2013


O dia 5 de março marca a abertura oficial do Ano da matemática do Planeta Terra (MPT2013), uma iniciativa internacional organizada pela UNESCO e dirigida, em Portugal, por um comité Nacional que reúne Ministério da Educação e Ciência e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A comemoração do Ano MPT2013 visa o desenvolvimento de atividades cientìficas e de divulgação sobre questões fundamentais que hoje se colocam ao planeta, mostrando o papel essencial da Matmática na identificação, discussão e resolução dessas questões.
Para mais informações sobre atividades, materiais pedagógicos ou submissão de eventos, consultar em Ano Internacional MPT2013.
 

14 de fevereiro de 2013

5 de fevereiro de 2013

A Rede Social

Um Filme a não perder.


A Rede Social, de David Fincher, é a impressionanate história de uma nova raça de rebeldes: um génio punk que desencadeou uma revolução e mudou a face das relações humanas na sua geração e talvez para sempre. Este filme relata a formação do Facebook. 
Com um guião complexo e incisivo de Aaron Sorkin, A Rede Social  testemunha o nascimento de uma ideia que iria mudar a face da sociedade, mesmo pondo à prova a amizade dos seus criadores.
 
Procura-o na nossa BIBLIOTECA!

1 de fevereiro de 2013

Exposição de Trabalhos

Durante a próxima semana, estará patente na galeria da escola, uma exposição de pintura.
Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 8.º Ano, no âmbito das disciplinas de Matemática e Educação Visual.
 

12 de janeiro de 2013

Urgentemente

É urgente o amor
É urgente um barco no mar.
 
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.

É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Eugénio de Andrade, in "Até Amanhã"