28 de dezembro de 2011

Sugestão de Leitura


Um livro… A prenda que todos deviam receber. Este, que recebi, considero-o especial. Porquê?
Trata-se de uma história intemporal, uma história encantada… Quase que sou levada a dizer que se trata da continuação da história do Principezinho, de Saint-Exupéry, como se tivesse regressado à terra nos dias de hoje. Uma história para ler do princípio ao fim. Uma história que desperta para valores que começam a estar, infelizmente, esquecidos na nossa sociedade e que cada vez mais devem ser relembrados: fraternidade, solidariedade, amor, lealdade, amizade, família.
Em suma, uma visão humanista e espiritual sobre o mundo, os seus habitantes e os
valores básicos que os sustentam.
PROCURA-O NA NOSSA BIBLIOTECA! Ele está à tua espera.

Sinopse:
Na remota Patagónia, a quilómetros de qualquer povoado, um viajante encontra um rapaz adormecido à beira da estrada. Está estranhamente vestido, como um pequeno príncipe, esconde-se num manto azul. Perplexo, o viajante pega nele delicadamente. E, em cuidados, leva-o consigo. O menino só acordará mais tarde. Tem o cabelo loiro, da cor do trigo. E muitas perguntas para fazer. Aos poucos revela-se, fala de si, do seu pequeno planeta distante, de uma flor caprichosa que abandonou ao seu destino… e de um pequeno carneiro que aprisionou numa caixa de cartão, para que não fizesse mal à sua flor. O Regresso do Jovem Príncipe é uma história
encantada, de A. G. Roemmers, o consagrado poeta Argentino. Ao evocar uma personagem mítica da literatura universal, o autor recupera, neste início de século, uma inocência que temos de preservar. E, ao mesmo tempo, procura responder às grandes questões com que o Homem se debate hoje.

28 de novembro de 2011

Hoje, primeiro dia de mais uma feira do livro. O início desta atividade fica marcado com mais um "À conversa com..." . Desta vez é o autor já bastante conhecido - Xico Braga, que vem conversar com os alunos do 6º ano.
Visite-nos! "Um livro é o melhor presente!"

16 de novembro de 2011

Nós na Imprensa

Está a decorrer na galeria da nossa escola (Galeria Artur Gonçalves), até ao dia 22 de Novembro, uma exposição com as notícias da escola/agrupamento que sairam na imprensa desde 2007. Ao longo das semanas e dos anos temos vindo a fazer um clipping, resultando num apanhado de recortes de jornais e revistas com notícias sobre a nós. Para mais tarde recordar! Resolvemos, agora mostrar à comunidade este histórico.

6 de novembro de 2011

Sophia de Mello Breyner Andresen_Homenagem

Se fosse viva faria hoje 92 anos. Sophia de Mello Breyner Andresen grande autora de obras de literatura infantil, algumas das quais estudadas pelos nossos alunos: “A Menina do Mar”, “O Rapaz de Bronze”, “O Cavaleiro da Dinamarca”, “A Floresta”,... Também poetisa, toda a sua obra encontra-se reunida em três volumes: “Obra Poética”.


Mar Sonoro
Mar sonoro, mar sem fundo mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós.
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. "Mar", Ed. Caminho

2 de novembro de 2011

Halloween

Vários títulos arrepiantes foram as nossas propostas de leitura para este dia. A mostra bibliográfica estava "assustadora". Mas... os nossos visitantes não deixaram de levar para casa livros para "devorar"!




24 de outubro de 2011

Dia Internacional das bibliotecas escolares

Hoje, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a comunidade educativa do Centro Escolar da Serra de Aire reuniu-se para inaugurar a sua Biblioteca Escolar.
O evento, organizado conjuntamente pelas Professoras Bibliotecárias da escola-sede e do centro escolar, contou com a presença de várias entidades, nomeadamente, representantes da autarquia, da Rede de Bibliotecas Escolares, dos Encarregados de Educação e o Senhor diretor do Agrupamento Artur Gonçalves. Esteve igualmente presente a escritora Cármen Zita, que dinamizou duas sessões de divulgação do seu primeiro livro infanto-juvenil publicado “O bicho-de-sete-cabeças”.
Durante a cerimónia, foi salientada a importância do centro escolar como “um polo de cultura desta região” que necessita do envolvimento de toda a comunidade para crescer. Também se referiu que a dinâmica das bibliotecas precisa de desafios constantes que transformem estes espaços em “espaços de excelência, de Saber e de Poder”.
Das 14 horas às 17.30, todos os presentes, com especial destaque para as crianças, participaram com entusiasmo em atividades diversas. Assistiu-se a um momento musical interpretado por elementos da Oficina Musical e Clube de Leitura da escola-sede; uma declamação dançada de um poema, executada por alunos do Centro Escolar da Serra de Aire; o workshop “ Constrói um livro … imagina uma história”; o encontro com a escritora; a oferta de telas para decoração do espaço que hão de perdurar como “os primeiros trabalhos das primeiras turmas”.
Sob o lema “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, na biblioteca deste centro recentemente inaugurado, passou a mensagem de que com um trabalho colaborativo de parcerias responsáveis será possível fazer de “uma escola grande uma grande escola no futuro”.

12 de setembro de 2011

Bom Ano Lectivo

Continuamos a ser um espaço de referência!
Damos lugar à leitura, à partilha, à aprendizagem, ao conhecimento...

Queremos "Crescer em Conjunto!"
BOM ANO LECTIVO!

1 de julho de 2011

AMIZADE

Gostariamos de partilhar com todos um trabalho do Pedro, num "desabafo" , na aula de Área de Projecto.

Ser amigo é ajudar,
É cuidar e aprender,
Para que quando o outro for grande,
Já saiba o que fazer.

Ser amigo é olhar por ele,
É a amizade não se levar pelo vento,
É ajudá-lo a aprender,
O que se passa naquele momento.

Ser amigo é animá-lo,
para ele se divertir.
Ajudá-lo a viver,
para tudo conseguir.

Ser amigo é entendê-lo
É ajudar e ensinar.
Para que outro dia
outra amizade ele possa arranjar.

Pedro Fonseca
5ºC



Com Amizade,
A equipa da Biblioteca Escolar

17 de junho de 2011

Entrega de prémios



Foi com um enorme prazer que entregámos os prémios aos vencedores do concurso "Caderneta da Leitura", destinado aos alunos do 5º ano e do concurso "Passaporte para a Leitura", destinado aos alunos do 6º ano.
CADERNETA DA LEITURA:
1ºLUGAR
DAVID BICHO - 5ºD
2º LUGAR
MARGARIDA GAMEIRO – 5ºB
3ºLUGAR
SUSANA SANTOS - 5º D
BEATRIZ MONTOIA – 5ºD
JESSICA PEREIRA – 5ºB

PASSAPORTE PARA A LEITURA
1ºLUGAR
CAROLINA MONTEIRO - 6º E
2º LUGAR
MERCEDES ALVES – 6º E
3ºLUGAR
BEATRIZ PEREIRA – 6º E

A Biblioteca Escolar tem um carinho especial pelos alunos que integram o “Top+” dos nossos leitores. Continua a orgulhar-nos com as tuas leituras e a crescer com os nossos livros!
A Equipa da BE

16 de junho de 2011

Os Gnomos de Gnu

Hoje, dia 16 de Junho, foi levada a cabo na nossa Biblioteca uma encenação teatral feita pelos alunos do clube de leitura do 6º ano, das turmas A, B e D, a partir de uma adaptação da peça: Os Gnomos de Gnu - Uma aventura Ecológica, construída a partir do texto original de Umberto Eco e Eugenio Carmi. Nesta didáctica aventura, os nossos "actores" apelaram para a importância da preservação ambiental.


A história gira em torno do encontro de seres bem distintos. De um lado os Gnomos, grupo de extraterrestres lúcidos, do planeta Gnu, capazes de um olhar distanciado e objectivo sobre o planeta Terra; do outro, um ser humano demasiado envolvido na sua própria realidade para a poder consciencializar com o espírito crítico que, face a certas situações, seria desejável. De uma forma alegórica, são postos em causa a civilização e o progresso técnico – são passados em revista temas tão variados como a poluição aquática e atmosférica, a destruição de florestas ou, a (in)segurança rodoviária, a saúde pública...

Ficou "no ar" a questão: Será que não devemos começar a fazer como os Gnomos de Gnu?

13 de junho de 2011

À Conversa com Luísa Fortes da Cunha

Foi para todos nós um prazer receber no dia 7 de Junho, a visita da simpática escritora Luísa Fortes da Cunha, que, em duas sessões, conduziu os alunos do 5.º e do 6.º ano ao fantástico mundo da Teodora.
Tens quase doze anos e seis irmãs mais novas? Toma atenção! Estás prestes a transformar-te numa fada bela e doce. Quem o diz é Luísa Fortes da Cunha na sua magnífica colecção da Teodora. A personagem surgiu de um repto deixado por Teófilo Braga de alguém continuar a escrever sobre Teodora, uma princesa meiga e bonita que habitava nos seus contos.
De onde provém o resto da sua inspiração? Segundo a escritora, da sua feliz e maravilhosa infância passada na Figueira da Foz. Um tempo em que, ao jeito das personagens de Os Cinco de Enyd Blyton, a autora se aventurava com os seus amigos em grutas habitadas por ratazanas, aranhas peludas e outros seres horripilantes, e onde despertou também para as actividades físicas, tornando-se mais tarde Professora de Educação Física.
E a vontade de escrever? Surgiu bem mais tarde, quando começou a escrever histórias para os filhos de modo a tornar mais entusiasmante o ritual de ler uma história antes de adormecer. Só que as histórias que deveriam ser lidas numa noite começaram a ter que ser lidas em duas e por aí fora, chegando ao ponto de já não serem apenas histórias para adormecer e começarem a assumir a dimensão de livros. De lá para cá são já treze os livros da colecção Teodora.
Qual o segredo do enorme sucesso dos livros da Teodora? Aparentemente é bastante simples. O segredo reside na mistura correcta de certos ingredientes mágicos como enigmas e mistérios, e depois fazer correr a acção a um ritmo alucinante, “sem aquelas partes que empastelam a história”, uma frase de estimação da autora. Outro elemento altamente atractivo destas aventuras é o facto de cada história se estruturar em dois planos geográficos diferentes. A aventura começa por norma em Portugal e depois, a partir de um ponto de contacto, termina numa outra parte do mundo real ou imaginário. Assim, de Trás-os-montes se parte para a China; do Castelo de Almourol se parte para o Sul de França, do Fundão para o Japão, da Madeira para a Ilha da Páscoa, dos Açores para o Egipto, e até do Faial para o Triângulo das Bermudas!
E que ingredientes recheiam esta apetitosa receita? Coisas simples que evocam o mundo encantado do imaginário da infância: ilhas invisíveis, cidades secretas, palácios debaixo do mar, salas com paredes cobertas de diamantes, mantos de reis cravejados de pedras preciosas, espadas lendárias que lembram aquela outra, a de Excalibur, pedras de âmbar com propriedades mágicas, potes mágicos, manuscritos chineses, palavras mágicas que abrem portas no fundo dos lagos, árvores que dão frutos com moedas e notas no seu interior; estradas de luz que conduzem a portas que só se abrem quando descobrirmos o enigma que atrás delas se esconde, máscaras de ouro, labirintos de várias dimensões, livros de feitiços, caldeirões sagrados, estátuas misteriosas, relógios mágicos, anéis lendários, cubos com seis faces construídos em origami que contêm a vida das pessoas e que quando abertos nos fazem envelhecer em segundos e morrer; e claro, muitas personagens fabulosas como magos, cavalos alados, gigantes, fadas maléficas e fadas samurais. Enfim, todos os ingredientes da magia e do sonho que já valeram a Teodora o epíteto de namoradinha do Harry Potter!!!
Luísa Fortes da Cunha deixou a promessa: enquanto tiver criatividade e imaginação, a Teodora continuará a existir!




9 de junho de 2011

Venha espreitar outras culturas!

Está a decorrer na Galeria Artur Gonçalves a exposição “A glimpse into each other cultures”, uma mostra do trabalho desenvolvido ao longo do biénio 2009-2011 no âmbito do Projecto Coménius “Return to our roots: from seed to table” coordenado pela Professora Rosária Nunes, e que nos pretende dar um cheirinho da cultura dos seis países participantes: Portugal, Itália, Polónia, Lituânia, Turquia e Inglaterra.
A primeira mobilidade deste Projecto teve lugar em Elemore Hall-Pittington School em Inglaterra. A segunda mobilidade decorreu em Portugal de 21 de Março a 26 de Março de 2010. A terceira mobilidade decorreu na escola de Konya, na Turquia. A quarta mobilidade decorreu na escola secundária de Meškuičiai na Lituânia. A quinta decorreu na escola Gimnazjum im Sułkowskich localizada em Rydzyna, na Polónia. A sexta decorreu em Formia, Itália. A última mobilidade deste Projecto regressou à acolhedora Elemore Hall- Pittington School, no condado de Durham.
Não poderá deixar de ser referida uma das aventuras mais emocionantes deste Projecto. Assim, no dia 14 de Abril de 2010, devido à erupção de um vulcão na Islândia que enviou para a atmosfera uma gigantesca nuvem de cinzas, quase todo o espaço aéreo Europeu foi fechado, impedindo que milhares de passageiros em toda a Europa apanhassem os seus voos. Ora a delegação Portuguesa, que deveria viajar primeiro para Frankfurt e depois para Istambul, viu-se impedida de o fazer. Mas não seria uma simples nuvem vulcânica a travar o verdadeiro espírito Coménius de que professores e alunos deste Projecto estavam profundamente imbuídos. Deste modo, decidiram alterar o seu voo para Casablanca e depois tomar outro voo para a Turquia, conseguindo por fim chegar a tempo de participar nas sessões de trabalhos que se iniciavam a 19 de Abril e terminariam a 23 de Abril em Konya, conseguindo igualmente a proeza de, numa única mobilidade, passar por três continentes diferentes: África, Europa e Ásia.
Este é apenas um exemplo do verdadeiro espírito Coménius e que os próprios alunos participantes tão bem souberam sintetizar nas seguintes ideias-chave: crescer como pessoas, partilhar saberes, aceitar diferenças, demolir preconceitos, viver experiências únicas, valorizar apenas as pequenas coisas da vida, respeitar os outros, fazer grandes amizades, e sobretudo divulgar a nossa Portugalidade.

7 de junho de 2011

EXPO_BE

Estas são algumas das exposições que têm decorrido na nossa galeria.
A maioria são trabalhos dos nossos alunos realizados no âmbito de várias disciplinas
.



23 de maio de 2011

Final do Concurso_Multiplas Leituras

Dia 22 de Maio - Dia do Autor Português e Dia da Final do Concurso Concelhio de Leitura_ Múltiplas Leituras.
O auditório da Biblioteca Municipal encheu-se de pais, colegas e outros familiares para apoiarem os concorrentes apurados das várias escolas do concelho (Escola secundária Maria Lamas, Agrupamento de escolas Artur Gonçalves, Agrupamento de escolas Gil Paes e Agrupamento vertical General Humberto Delgado).
O nervosismo era grande e a responsabilidade também pois, tratando-se de um concurso, todos queriam ganhar.
E assim foi. Que orgulhosos estamos dos nossos alunos... A dedicação e empenho com que participaram nesta actividade foi notória.
Parabéns aos Vencedores que passamos a anunciar:
Escalão A - Mariana Silva, da escola EB1 S. Gião
Escalão B - Rui Pires, do 5º E, da escola Artur Gonçalves
Escalão C - Afonso Garcia, do 9ºA, da escola Artur Gonçalves
Escalão D - Mariana Jorge, do 11ºA, da escola Artur Gonçalves




14 de maio de 2011

Exposição_"BD Personagem"
















Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 8º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual.

10 de maio de 2011

Auto da Barca do Inferno

Alunos e professores da Oficina de Teatro da nossa escola estão de PARABÉNS.


O grupo da Oficina de Teatro representou a peça "Auto da Barca do Inferno", do sempre actual Gil Vicente, para colegas da nossa escola, da escola Maria Lamas e da escola Manuel de Figueiredo.


As cenas cómico-satíricas que fazem parte desta obra literária, proporcionaram na plateia momentos de riso, de descontracção e de boa disposição.
Os nossos aplausos para este grupo que nos tem presenteado sempre com trabalhos de tanta qualidade.
Esta actividade decorreu no âmbito das actividades do SABE e foi uma parceria entre a Biblioteca Escolar e a Oficina de Teatro da ESAG.





8 de maio de 2011

Concurso_Múltiplas Leituras

Alunos apurados para a 2ª fase

Escalão B – “Os Poetas”

• Margarida Brites Gameiro – 5º B
• Rui Armando Teixeira Silva Pires. – 5º E

Escalão C – “Os Trovadores”

• Afonso Neves Garcia – 9º A
• Ana Rita Gonçalves – 9º C

Escalão D – “Os Romancistas”

• Inês Desterra Henriques – 10º A
• Mariana Fernandes Neves Jorge – 11ºA
• Joana Isabel Silva Rodrigues – 11ºA


A prova realiza-se no dia 22 de Maio, pelas 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal.

1 de maio de 2011

Dia de todas as Mães





97 anos, em Dia da Mãe







No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe


Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...

Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade, in "Os Amantes Sem Dinheiro"

23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro

Todos os anos, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas assinala o Dia Mundial do Livro com a publicação de um cartaz. O deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho - Premiado nacional e internacionalmente, editado em vários países, é hoje reconhecido como um dos mais prestigiados artistas do sector.


Pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população. Mais Aqui...

22 de abril de 2011

Dia Mundial da Terra


A data foi criada nos Estados Unidos com o objectivo de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para salvar o Planeta Terra.

Sê amigo do ambiente e faz a tua parte!

21 de abril de 2011

Usted habla español?

Integrada na Semana da Leitura, a actividade “Vien escuchar Platero” realizada na Biblioteca Escolar pelo Grupo de Espanhol baseou-se na leitura de excertos do conto “Platero” do escritor Juan Ramón Jimenez. Para esta actividade, as Professoras Carla Calixto e Cristiana Gomes contaram com a presença das turmas 6ºC e 7ºB. O objectivo foi, por um lado, exercitar a componente da compreensão oral por parte dos alunos que iniciaram o estudo da língua Espanhola no presente ano lectivo e, por outro, dar a conhecer aos alunos do 6º ano esta belíssima língua estrangeira.
No final da actividade, os alunos realizaram uma pequena actividade, um desenho para os alunos mais novos e uma pequena carta endereçada ao burrito Platero, em que muitos rendidos ao amoroso Platero não lhe pouparam elogios: Platero es muy inteligente! Platero es muy bonito! Platero es muy apasionado! Platero es muy simpático! Vejam outros exemplos:

Platero,
Tu eres el burrito más fuerte por dentro que yo voy a conocer em mí vida. No hace mal que no tengas conseguido aprender las letras porque tu tienes muchas otras calidades.Por certo vas a encontrar otros amores, ¡ aquella no era la única burrita en el mundo! Besos, Alexandre


Querido Platero,

Nosotros gustábamos mucho de conocerte mejor ¡Tu eres tan guay que me gostaria de verte! Tenemos que ver nos un dia! Adius amigo… De tus amigos Francisco & Inês


Querido Platero,
Nosotros te deseamos muchas felicidades, pero no podemos ir a tu boda. ¡Felicidades para ti, para tú novia y para tus hijos! Tus amigos: Francisco Gonçalves & Bernardo Gomes


¡Holla! Querido Platero, gostei mucho de oir tu história, porqué tu pelo es de algodón y es muy intente. Gostaria mucho de te conecer.


Platero, es un burro muy inteligente y guay. Tus ojos son negros y tu pelo es como algodón! Es muy amigable y me gostaria mucho conocerte.

12 de abril de 2011

À conversa com… Heitor Lourenço

Semana do Agrupamento na Escola Artur Gonçalves. Passava já meia hora do tempo previsto para a rubrica da Biblioteca Escolar “À conversa com…” que tinha como convidado especial o actor e recentemente escritor Heitor Lourenço. O receio de que já não viesse perpassava as nossas mentes, mas ninguém ousou verbalizar esse medo com receio de que o mesmo se concretizasse. Alguém sugeriu que se lesse em voz alta um dos contos do livro Histórias da D. Esperança. A leitura ia a meio quando irrompeu na sala de grandes grupos o nosso convidado, agradavelmente surpreendido por ouvir ler uma das suas histórias mais queridas: “O Pincel Mágico”.
Desengane-se quem pensa que todos os actores são extrovertidos e histriónicos. Sem a máscara de uma personagem a maior parte é tímida, justificou o actor baixando o olhar. E foi assim, com pezinhos de lã, que se iniciou uma simpática conversa com o público misto que acorreu à sessão aberta.
O actor que um dia sonhou ser biólogo ou fazer voluntariado pelo mundo mas que acabou por se licenciar em psicologia, começou por contar a história de Li Yiu, um menino que vivia lá para os lados de terras da China, um menino “dotado daquela bondade que prevalece em todas as coisas, acima de todas as coisas”, que um dia recebe um pincel mágico que o ajuda a tornar a vida das pessoas melhor e a minorar o sofrimento alheio. Esta história, explicou, não é mais do que uma metáfora para a nossa própria vida. Todos nós temos um pincel mágico, a nossa força de vontade, e com ela podemos mudar o mundo à nossa volta e sermos os Primeiros-ministros do amanhã.
Os alunos do 4.º ano da EB1 de Santa Maria que compareceram à sessão da tarde escutaram com interesse a descrição de todo um percurso que conduziu à escrita este actor com vinte e três anos de carreira, o que esteve na génese de Histórias da D. Esperança e Triângulo das Portas, a memória de A fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen, mas, como seria de esperar, não esconderam a sua curiosidade em relação ao mundo da televisão e dos famosos. Com quem gostou mais de contracenar, com a Luciana Abreu ou com a Joana Alvarenga? Como é que teve a ideia de vestir a pele de Amy Winehouse? Gosta mais de fazer teatro ou telenovelas? Gosta mais de fazer de bom ou de mau? E por aí fora.
No fim todos os meninos quiseram um autógrafo. Num livro comprado aqui na nossa Biblioteca, em caderninhos de dedicatórias, e até em bocaditos de papel recortados de inocência, todos quiseram levar para casa um pedacinho de fama, um pedacinho de alguém que aparece na televisão e nas revistas, e que portanto de tão familiar, sentimos que já conhecemos bem.
Em resumo, nunca percam a esperança e ponham o vosso pincel mágico ao serviço dos vossos sonhos!


3 de abril de 2011

Concurso Concelhio de Leitura - 1ª fase

Lista dos alunos inscritos para a 1ª fase do concurso:


Escalão D - Os Romancistas


Inês Desterra Henriques 10.º A

Mariana Fernandes Neves Jorge 11.º A

Mariana Lourenço Palma Campaniço 11.º A

Joana Isabel Silva Rodrigues 11.º A

Inês Oliveira Pedro dos Santos 10º C

Inês Filipe Prazeres rosário 10º C


A Prova realiza-se dia 5 de Abril às 12h, na biblioteca escolar



Escalão C - Os Trovadores


Maria Beatriz V. Bispo 8.º D

Maria Margarida das Neves cruz 8.º D

Mariana Ferreira Soares 8.º D

Luís Henrique Rodrigues Martins 8.º D

Maria Inês Costa de Oliveira 8.º D

Tânia Gonçalves Girão 9.º C

Ana Rita Pedro Gonçalves 9.º C

Daniela Sofia Simões Neves 9.º C

João Pedro Paixão Costa 9.º C

Sara Vanessa Sénica Magalhães 9.º C

Catarina Conceição 8.º E

Ana Sofia Tirá da silva 8.º E

Ana Carolina Nascimento 8.º E

Patrícia Dias de Sousa Martins 8.º C

Afonso Neves Garcia 9.º A



A prova realiza-se dia 4 de Abril às 10h30



Escalão B - Os Poetas



David Manuel Teixeira Bicho 5.º D

Maria Pereira Antunes 5.º C

Paloma Gonçalves Domingues 5.º C

Guilherme João Correia Lopes 5.º C

Leonor Veríssimo Carvalho Lince Duarte 5.º C

Carolina Campaniço 5.º B

Ester Maria Gasques da cruz 5.º B

Francisco Lopes Governo 5.º B

Bruna margarida Rodrigues 5.º B

Margarida Brites Gameiro 5.º B

Carolina Maria Lourenço Duarte 5.º B

Rui Armando Teixeira Silva Pires 5.º E

Henrique Neves Conceição 6.º A

Beatriz Gonçalves manha 6.º A

Mercedes Dinis Alves 6.º E

Rui Pedro Bué Ferreira 6.º E

Beatriz V. Santos Pereira 6.º E



A prova realiza-se dia 6 de Abril às 12h15, na biblioteca escolar





Escalão A - Os Destrava-línguas


Mariana Carvalho da Silva Martins 4.º B- Zibreira
Jéssica Catarina Sebastião Orvalho 3.º A Ribeira Ruiva
Débora Alexandra Rosa Gonçalves 3.º A Ribeira Ruiva
Ana Sofia Vieira Bispo 3.º A Ribeira Ruiva
Jéssica Raquel Correia Barreiros 4.º B Ribeira Ruiva
João Pedro Claudino Godinho 4.º B Ribeira Ruiva
André Filipe Gonçalves Claudino 4.º Ribeira Ruiva
Pedro Matos Aguiar 2/3 Ribeira Ruiva
Sérgio Rodrigo Saldanha Silva 1/4-B Pedrógão
Rafaela de Sousa Gomes 1/4-B Pedrógão
Joana Sousa Gomes Silva 1/4-B Pedrógão
Márcio Lopes Ferreira 4.º Pedrógão
Luís António Geada Carvalho 3.º Pedrógão
Guilherme Gonçalves Manha 4.º Liteiros
Tomás dos Santos Marques 3/4.º Liteiros
Vasco da Costa Freitas 4.º Liteiros
Soraia da Silva Barata 4.º Liteiros
Carla Sofia Freitas Santos 4.º Liteiros
Tomás Alexandre Justino 4.º Liteiros







A Prova realiza-se dia 7 de Abril

2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

A 2 de Abril celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil, data em que se comemora o aniversário de Hans Christian Andersen – escritor dinamarquês de histórias infantis que nasceu em 1805 e faleceu em 1875. Este dia tem como objectivo, estimular o gosto pela leitura junto dos mais novos.


O IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano a mensagem pertence a Aino Pervik* e chama-se The Book Remembers. A versão traduzida para português chama-se O livro recorda (tradução de José António Gomes).

25 de março de 2011

Semana da Leitura - 5º dia

Chegámos ao fim!
Durante esta semana foi dada especial importância ao Livro e à Leitura.
Vários temas , vários tipos de textos, várias formas de leitura. Muitos alunos, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais...
A nossa biblioteca foi "inundada" de gente, de actividades e de LEITURAS.
A todos quantos participaram directa ou indirectamente neste evento o nosso agradecimento.
Vamos fazer da leitura o ponto de partida para o sucesso escolar!!
A equipa da biblioteca escolar

24 de março de 2011

Semana da Leitura - 4º dia

À Conversa com Alice Vieira.

Hoje o dia foi muito intenso. Diria mesmo cheio de emoções. Estivémos à conversa com Alice Vieira. Esta tão ilustre autora esteve connosco durante todo o dia. Satisfez a curiosidade dos alunos e de quem pode assistir às várias sessões que nos presenteou. Entre cada sessão, os alunos do 5º ano e do 7º ano, pertencentes ao clube de leitura, proporcionaram momentos de boa disposição com a dramatização, a partir de uma adaptação, do livro "Graças e desgraças na corte de El-Rei Tadinho" . Assim toda a plateia ficou a saber como era El-Rei Tadinho e Riquezas da sua Avó e muitos puderam comprar o livro que estava à venda na nossa feira do livro de autor.









Oficina de Braille na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

No passado dia 24 de Março de 2011, pelas 9.00h, os alunos do 3.º e 4.º anos da EB1 da Ribeira Ruiva, acompanhados pela Professora Susana Vieira, esperavam com alguma impaciência o transporte que os conduziria à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes a fim de participarem numa Oficina de Braille. O Braille ,como todos sabemos, é um sistema de leitura com o tacto para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris. O sistema de Braille aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. já imaginaram que uma pessoa cega experiente pode ler duzentas palavras por minuto? A Oficina começou com o visionamento de um Powerpoint sobre o inventor da escrita em Braille: Louis Braille. O mesmo perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo. A segunda tarefa consistiu em que cada aluno escrevesse o seu nome em Braille, após a qual, foi pedido aos alunos que, de olhos vendados, fizessem um desenho ao som de uma música. Foi divertido ver o resultado final com muitos desenhos sobrepostos. A seguir veio um pequeno jogo de adivinhação: todos de olhos vendados, Professora incluída, e por entre risadinhas, tentaram tocar em objectos e adivinhar em que consistiam. A sessão terminou com a observação de um computador concebido para invisuais cujo funcionamento lhes foi detalhadamente explicado pela técnica Helena Pires. Dar a conhecer novas linguagens aos alunos e alertá-los para a multiplicidade de formas de comunicação é não somente uma forma de os enriquecer culturalmente, expandindo a sua perspectiva sobre o mundo que os rodeia, mas sem dúvida um caminho de preparação para a aceitação da diferença e da construção de uma sociedade muito mais inclusiva e tolerante.


Ler + em vários sotaques


No dia 24 de Março de 2011 pelas 10.30h, os alunos do P.I.E.C., acompanhados pelas Professoras Carla Oliveira Neto, Paula Ruivo e Filipa Fernandes, responderam ao desafio colocado pela Professora Bibliotecária de participarem na actividade “Ler em vários sotaques” no âmbito do Projecto Casa de Livros e que se constituiu como um verdadeiro banho de língua e de cultura. Assim, na Escola Secundária Maria Lamas, alunos e professores encetaram uma discussão sobre o acto de ler que aflorou também conceitos linguísticos tais como comunidade linguística, sociolecto, dialectos, sotaques. A sessão iniciou-se em Francês com a Professora Fernanda Pereira, com Baudelaire e Marguerite Duras. Engraçado que quando queremos falar da nossa cultura nos socorremos sempre dos nossos poetas e escritores. Lá dizem os entendidos que o que legitima uma língua é o facto de a mesma possuir literatura. Alice, aluna desta escola, deu um exemplo de língua visual ao ler-nos um texto em língua gestual Portuguesa. E como as línguas conferem identidade, estas alunas são as primeiras a falar da existência de uma “cultura surda”. Olena, da Ucrânia, fez uma atractiva apresentação do seu país que muito teve de lutar para preservar o seu património linguístico. Antes da independência da Ucrânia, quando se encontrava dividida entre a Rússia, a Polónia e a Roménia, houve uma tentativa declarada de silenciar a língua Ucraniana, sendo os cidadãos Ucranianos proibidos de a falarem ou de a escreverem. Ainda, num périplo pelas montanhas Ucranianas, pelos Cárpados, pela península Krimeia, pelo Mar Negro, pela igreja de Santa Sofia em Kiev, Olena deteve-se na leitura de um belíssimo poema de Ivan Franco, escritor, poeta, académico, jornalista, tradutor, político: “Porque apareces no meu sonho?”. O alfabeto cirílico causou estranheza nos presentes. Ouviram-se alguns “Oooohs”e viram-se alguns narizes retorcidos, mas as bocas abriram-se num sorriso.

22 de março de 2011

Semana da Leitura - 2º dia

As plantas também são gente!Seguindo o mote do PNL, Ler +Verde, e tendo eleito como tema aglutinante da nossa Semana de Leitura “O bosque das Letras”, não poderia deixar de ser feita uma iniciativa leitora que deixasse escutar a voz da mãe Natureza, sendo Sophia de Mello Breyner Andersen uma das suas melhores intérpretes. Assim, no âmbito do Projecto “Ler é um prazer”, foi dinamizada a obra O rapaz de bronze na EB1 de Liteiros na manhã do dia 22 de Março.
Graças à forma simples e magistral como está escrita, a obra conduz-nos pela mão até à frescura encantada de um maravilhoso jardim. Docemente penetramos num mundo verde, frondoso e húmido espraiado por jardins de buxo, pinhais, campos e pomares, roseirais, estufas, ruas de camélias talhadas, onde árvores, plantas e flores se entregam a paixões e sentimentos decalcados do mundo dos Homens. De facto, neste mundo encantado há flores que se comportam como pessoas e pessoas que se comportam como flores. São dois mundos, humano e vegetal, que se espelham e se entrecruzam e que, até certo ponto, actuam como a extensão um do outro. Assim, ambições, futilidades, amores e desamores, ciúme, vaidade, e frustração amorosa culminam na assunção de um amor eterno entre uma menina que é como uma flor e uma estátua que é como um rapaz.
A sessão contou ainda com a visita surpresa de dois antigos alunos de Liteiros, agora alunos da escola sede do agrupamento: Beatriz Manha e Henrique Conceição do 6.º A, que encantaram os mais pequenos com a declamação dos poemas “Num exemplar das Geórgicas” de Eugénio de Andrade e “As árvores e os livros” de Jorge Sousa Braga, cuja musicalidade foi acompanhada pelo agradável dedilhar da viola acústica. Os mesmos alunos recontaram ainda na primeira pessoa contos tradicionais do imaginário infantil, um trabalho desenvolvido no clube de leitura ao qual pertencem actualmente.
Com a barriga cheia de tantas e tão saborosas leituras, seguidas com tanto entusiasmo pelos nossos leitores e poetas de Liteiros, a sessão só poderia acabar com uma cereja no cimo do bolo: um saquinho de guloseimas para cada aluno!

21 de março de 2011

Semana da Leitura - 1º dia

Silêncio… Vamos ler!

Hoje, dia 21 de Março, Dia da Árvore e Dia da Poesia, arrancou oficialmente a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves. Assim, Alunos, Professores e Funcionários das Escolas do nosso Agrupamento participaram na actividade “Silêncio… Vamos ler!” das 9.30h às 10.00h. Pretendeu-se que, à mesma hora e em todas as escolas do Concelho de Torres Novas, crianças e adultos se dedicassem à fruição do prazer da leitura, assinalando-se também de forma simbólica o início da Semana Nacional de Leitura. E foi um espectáculo digno de se ver! Deitados na relva, recostados nas bancadas, à volta das mesas de piquenique dos nossos jardins, pequenos e grandes leitores mergulharam numa multiplicidade de leituras ensolaradas pelo belíssimo primeiro dia de Primavera. Aqui fica a cobertura fotográfica de vários momentos de prazer.





À conversa com… Joana Afonso


No dia 21 de Março, pelas 10.30h, duas turmas do 1.º ano da EB1 de Santa Maria receberam com entusiasmo a jovem escritora Joana Afonso. Nascida em Coimbra em 1983 e enfermeira de profissão actualmente a exercer funções no serviço de cardiologia do hospital de Torres Novas, a autora não descura a sua paixão pelas letras, sobretudo pela escrita em verso, a sua forma de comunicação de eleição. A sessão que decorreu na Biblioteca Escolar da escola sede iniciou-se com a apresentação do livro Fábulas em verso e uma breve prelecção sobre fábulas. O momento alto deste encontro centrou-se na leitura expressiva por parte de Helena Pires das fábulas tradicionais recriadas por Joana Afonso. No fim deste encontro os pequeninos leitores de Santa Maria receberam um diploma de bom comportamento passado pela própria Joana Afonso que avaliou com distinção e mérito a presença destes alunos na sua apresentação. Entre muitos miminhos e beijinhos, Joana Afonso exprimiu ainda o desejo de que os mais pequeninos continuem a ler cada vez mais e despediu-se deixando a promessa de regressar em breve.





Histórias pintadas de azul e verde no Dia da Árvore


A tarde do dia 21 de Março começou com uma palestra conduzida por Fernando Faria Pereira, licenciado em arquitectura paisagista, no auditório da Biblioteca Municipal e teve como ponto de partida o livro de sua autoria: Histórias azuis e verdes do bunhal, uma interessante colecção de pequenos contos baseados em vivências e histórias recolhidas por Fernando Pereira nas suas deambulações pelos territórios próximos da reserva do Paul do Boquilobo. Foram histórias contadas por um homem indubitavelmente ligado pelo coração à terra e pela alma às palavras. A influência telúrica na sua vivência traduziu-se em inúmeras histórias de cunho marcadamente rural, pontuadas por plantas e animais, vistas aéreas sobre o planalto, caminhos calcorreados pelo maciço calcário, vidas construídas sobre uma paisagem de pedra. De início, uma conversa que pretendia debater a acção do homem sobre a Natureza e sobretudo alertar os mais novos para a importância da preservação do meio ambiente, suavemente derivou para uma vasta panóplia de registos. Assim, das histórias rapidamente se passou aos contos de tradição oral, dos contos rapidamente se passou às fábulas, culminando a sessão, ou não fosse hoje o Dia da Poesia, numa belíssima declamação de poemas decorados com o coração.

16 de março de 2011

Semana da Leitura


Prometemos uma semana de muitas "leituras"...

9 de março de 2011

Sugestão de Leitura


“O segredo de Ana” de Isabel Ricardo Amaral.

Sinopse:
"Corria o ano de 1850. Em casa de um dos mais influentes fidalgos da corte da rainha D. Maria II, ocorre algo que à primeira vista é completamente banal: a apresentação do jovem Carlos Fontes para o cargo de preceptor.
Nada poderia prever que aquele simples facto iria despoletar uma sucessão de acontecimentos dramáticos, que terminaram com um segredo, monstruoso… "
Um romance verdadeiramente apaixonante, que nos prende até ao fim da história!
Virgínia 8ºE
(Aluna monitora)

27 de fevereiro de 2011

Não nos esquecemos de divulgar as melhores frases.
Foi muito difícil a escolha!!Todas tinham uma definição muito especial. Mas destacamos estas:

El Amor es...
_ Quando sientes las mariposas en el vientre;
_Te parece todo perfecto y nada está mal:
_un sentimiento muy único;
_Sentir que es amado



Danaé Vieira 11.º C
Raquel Lobo 11.º E


O Amor quando nasce deve ter: felicidade, respeito, união, confiança, harmonia...
Solange Vieira 5.º D

Obrigado a todos os que participaram...
A entrega dos prémios é na semana do agrupamento.

14 de fevereiro de 2011

Semana do Amor e dos Afectos

"Amor e Afectos" é o tema desta semana.
O Programa de educação para a Saúde e a biblioteca dinamizam durante esta semana diversas actividades neste âmbito: Acções de sensibilização, exposição de livros sobre o tema, visionamento de filmes seguidos de debate, versos de amor... Escrever no Mural do Amor: Pedimos que definissem AMOR!
Um sentimento difícil de explicar por palavras mas, fácil de expressar por pequenos gestos: um sorriso, um olhar, um abraço ou um beijo...

AMOR É... mote lançado aos nossos alunos. As turmas de espanhol da professora Cristiana também participam. Vamos ver qual é o resultado!!!










17 de janeiro de 2011

Mais Novidades Literárias

Este Mês está "recheadinho" de novidades Literárias... Quem Bom, para os nossos amigos leitores. Não acham?

A ESE veio à ESAG

Nos dias 6 e 13 de Janeiro, os alunos do curso de Educação Social e Desenvolvimento Comunitário, da Escola Superior de Educação de Torres Novas, vieram à nossa biblioteca desenvolver um projecto, no âmbito da área curricular - Animação de bibliotecas e Centros de Recursos.

Um Bibliopaper, uma dramatização/encenação de uma história e jogos interactivos foram as propostas apresentadas aos nossos alunos das turmas do 5º E e do 6º E.

O balanço foi bastante positivo para ambas as partes.

Agradecemos a todos e gostariamos de voltar a repetir estas iniciativas.

As fotos serão divulgadas mais tarde. Ficamos a aguardar.

12 de janeiro de 2011

Novidades

Estas são algumas das novidades literárias que temos para ti!
Mas há mais! Fica atento...



Boas Leituras!